.

.

.

.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Uma ameaça silenciosa - CUPINS






Uma ameaça silenciosa coloca em risco a integridade de móveis e estruturas de madeira. Lentamente, cupins estabelecem colônias em lajes, paredes duplas, subsolos e diversos outros locais de residências. Se não forem detectados e eliminados rapidamente, estes pequenos insetos podem causar grandes prejuízos. Eles são a causa de desabamentos de telhados.

Os principais tipos de cupins que se constituem como pragas urbanas no Brasil são o de madeira seca e o subterrâneo. O primeiro, como o nome deixa claro, ataca móveis e estruturas com pouca umidade, e deixa um granulado característicos, que na verdade são suas fezes. Suas colônias têm algumas centenas de indivíduos, e costumam ficar isoladas em uma área.

Madeiras como maçaranduba, peroba, copaíba e jacarandá têm fibras mais fortes, o que as torna mais difíceis de serem mastigadas pelos cupins. Os tratamentos com substâncias químicas, por sua vez, tornam o material venenoso para esta praga. A vida útil destes procedimentos é de cerca de 6 anos e eles podem ser feito de diversas formas, como o pincelamento, pulverização, injeção e autoclave. Este último, feito em um cilindro com grande pressão, é o mais indicado para peças que ficarão expostas a intempéries, como as partes de decks.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário