.

.

.

.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

DIAS QUENTES FAVORECEM A INFESTAÇÃO DE INSETOS


DEDETIZADORA SIMÕES

Os insetos ficam mais evidentes com a chegada da primavera e do verão. Nestas estações,  é comum vermos as  abelhas e  borboletas, trazendo alegria e beleza. Elas trazem um colorido todo especial para a primavera e verão.
Começa também a temporada  de outros insetos, que está  relacionado com as variações climáticas da região, principalmente calor e umidade alta, que favorecem o desenvolvimento e reprodução dos insetos.

Formigas, baratas, moscas, mosquitos e cupins são algumas das espécies que mais causam incômodo e prejuízos.

 Formigas quando  visitam hospitais, podem entrar em contato com bactérias resistentes aos antibióticos levando-as de um lugar para outro, propiciando aumento dos risco de infecção hospitalar e os consequentes riscos à saúde.

Em  nossas casas, as formigas também  nos irritam, principalmente quando as encontramos em nossos alimentos, no açúcar etc,

A barata de esgoto (Periplaneta americana), é  comum aparecerem mais nessa época do Ano. As baratas como transmissoras de doenças ainda não é bastante claro, porém existe uma série de organismos patogênicos comprovadamente associados a esses insetos, como bactérias, fungos, helmintos, protozoários e vírus.
Quando a infestação é baixa, é recomendado fazer o manejo do ambiente, através das seguintes medidas: ensacar corretamente o lixo, não deixar alimento exposto, panelas sujas dentro do forno, sobre o fogão e dentro da pia. A limpeza periódica de armários de cozinha, a vedação de frestas e o cuidado com infiltrações podem prevenir uma grande infestação por baratas. Caso o número desses insetos no ambiente seja alto, deve-se chamar uma empresa de desinsetização idônea. 

Algumas iscas comerciais são bastante eficientes para o controle das baratas.

Os pernilongos, também nos causam grande incômodo e podem transmitir doenças. Eles  desenvolvem-se em 4 fases: ovos, larvas, pupas e adultos. As três primeiras fases ocorrem na água e a última no meio terrestre.

Algumas espécies são vetores de doenças que podem ser fatais ao homem, como o dengue e a febre amarela. Para prevenir a criação destes insetos, deve-se evitar água acumulada em pratos de vasos, pneus além de outros recipientes, assim como manter a caixa d´água bem fechada. Para evitar a picada, recomenda-se fechar as janelas logo ao entardecer e utilizar mosquiteiros ou métodos  químicos, tais como protetores elétricos, que ligados no quarto algumas horas antes de dormir são bastante eficientes. Velas de citronela são repelentes naturais desses insetos e têm eficiência satisfatória.

As moscas são outro grupo de insetos indesejados, pois elas pousam em todo lugar e contaminam alimentos. As moscas adultas por freqüentam o lixo depositam ali seus ovos, sobre carcaças e restos de alimento.


Estes substratos servem de comida para as larvas. Telas nas janelas e portas, que devem ter mola para evitar que fiquem abertas, são muito eficientes para evitar que entrem no ambiente doméstico.


Quanto aos cupins, é nesta época, que acontecem o surgimento deles, atraídos pela iluminação das ruas, chamados de siriris ou aleluias voando em torno de pontos luminosos.Os cupins são insetos conhecidos por nós pelo hábito de se alimentarem preferencialmente da madeira, muitas vezes descobrimos a infestação por cupim muito tarde, quando o móvel ou objeto estiver totalmente danificado.

Uma forma de evitar a infestação é manter a casa totalmente fechada, quando perceber a revoada dos cupins e quando detectar um móvel infestado, recomenda-se sempre a contratação de uma empresa especializada.

Caso você esteja sofrendo com algum dos casos acima citados, procure-nos e será um prazer atendê-los!


Nenhum comentário:

Postar um comentário