.

.

.

.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

MOSCA VAREJEIRA



A mosca varejeira faz parte de uma família de moscas do tipo “metálico”, se apresentando geralmente nas cores azul ou verde, chamada califorídeas, sendo a espécie principal a Cochliomyia hominivorax.Encontradas em todo lugar, as moscas da espécie cochlilomyia hominivorax, mais conhecida como varejeiras, alimentam-se principalmente de frutas e néctar de flores.

O que muitos não sabem é que ela também pode ser perigosa para a saúde dos seres humanos. Um estudo que começou a ser desenvolvido por uma equipe da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) constatou que a incidência da miíase, doença provocada pelas larvas dessa mosca, cujos efeitos podem chegar à amputação de membros do corpo, está sendo ignorada pelos hospitais no Estado. Iniciada quando as varejeiras põem os ovos em ferimentos no corpo das vítimas, a miíase geralmente passa despercebida nos prontuários dos hospitais, onde consta apenas a origem das lesões.

No momento, elas estão realizando contatos para iniciar a nova etapa do trabalho, prevista para o próximo mês, ampliando a rede de hospitais e postos onde os casos serão investigados. "Trata-se de uma zoomose, uma doença que é comum no homem e em animais. Por isso, pode ser considerado um problema de saúde pública", aponta Jaqueline Bianque.

A miíase é provocada porque as larvas da mosca varejeira só se alimentam de tecidos vivos. Por isso, as fêmeas procuram ferimentos ou cavidades do corpo, como olhos e boca, para pôr seus ovos. Quando isso acontece, as larvas passam três ou quatro dias até caírem e passarem a uma nova etapa de seu desenvolvimento. Mas a essa altura as feridas já foram agravadas.

"O tratamento é a retirada das larvas e a cura do ferimento. Mas algumas vezes elas deixam seqüelas",  Dos 24 casos,quatro terminaram em amputação de membros, quando associados a doenças como a diabete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário