.

.

.

.

domingo, 4 de outubro de 2015

TIPOS DE DENGUE

O que existe são quatro tipos de vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), que causam os mesmos sintomas. Quando uma pessoa é contaminada por um tipo de vírus, fica imunizada apenas contra ele. Assim, a mesma pessoa pode contrair a doença quatro vezes.

O especialista explica que as pessoas apresentam formas diferentes de manifestar a doença. A maioria é picada pelo mosquito infectado pelo vírus, mas não apresenta sintomas. Os que manifestam a dengue conhecida como "clássica" apresentam febre alta, dores de cabeça, dor muscular e nas articulações e machas vermelhas na pele, entre outros sintomas. A dengue "hemorrágica" se caracteriza pela diminuição na produção de plaquetas, causando alterações na coagulação sanguínea. Surgem hemorragias provocadas pelo sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Já a forma conhecida como "síndrome de choque" é a mais grave, causando grande queda na pressão arterial, problemas cardiorrespiratórios e alterações neurológicas.

Transmissão


De acordo com o Instituto Oswaldo Cruz, o ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o mosquito Aedes aegypti pica uma pessoa infectada pela doença. O vírus transmissor multiplica-se no intestino do mosquito e infecta outros tecidos, chegando finalmente às glândulas salivares. Uma vez infectado, o mosquito é capaz de transmitir a doença enquanto viver, por meio da picada. Os primeiros sintomas na pessoa contaminada, como febre e dor de cabeça, surgem após um período de incubação, que pode variar de dois a 10 dias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário