.

.

.

.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS RATOS



No Brasil, nos grandes centros urbanos, existem 15 ratos/habitante, sendo a média nacional de 8.

Residências que possuem cães são atrativas para roedores, pois o cidadão não remove o restante da ração após ter alimentado seu animal, ficando a mesma a mercê dos ratos.

Ratazana



Encontrados principalmente na beira de rios, terrenos abandonados, rede de esgoto, depósitos de lixo e entulhos diversos, próximo às linhas férreas. Também conhecida como rato de esgoto, rato marrom e rato selvagem, é a espécie mais comum na faixa litorânea brasileira. as ratazanas cavam ativamente tocas e/ou ninheiras no chão, formando galerias que causam danos às estruturas locais. O aumento das favelas e

loteamentos clandestinos sem redes de esgoto e com coleta de lixo inadequada ou insuficiente, têm propiciado o aumento desta espécie.

Rato de telhado, rato preto, rato de paiol, rato de forro, rato de navio (Rattus rattus)



Também podem estar dentro das casas como nos sótãos, forros das casas, arbustos, sacarias, frestas de muros, armazéns, porões de navios e nas áreas portuárias. Sua dispersão nos centros urbanos é facilitada pelas características de verticalização das grandes cidades aliadas aos modelos de construção e decoração dos modernos prédios de escritórios: forros falsos e galerias técnicas para passagem de fios e cabos permitem o abrigo e a movimentação vertical e horizontal desta espécie, que consegue escalar superfícies. O papel do Rattus rattus na transmissão de doenças como a leptospirose ainda é pouco conhecido.


Camundongo, catita, ratinho caseiro (Mus musculus)

Realizam seus ninhos em guarda-roupas, frestas de rodapés, prateleiras de livros e móveisem geral. Escalamcom facilidade abrigando-se em despensas, armários, espaços internos nas paredes e depósitos. Trazem sérios problemas de contaminação de alimentos em despensas e depósitos em geral.

Doenças:

Rato é um animal perigoso, pois transmite muitas doenças, algumas delas fatais se não tratadas corretamente, como a leptospirose, transmitida pela ratazana,  a peste bubônica, a hantavirose e o tifo murino.

Atenção: não jogue lixo em terrenos baldios, valetas e rios. Lixo atrai rato. Rato é doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário