.

.

.

.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

CURIOSIDADES SOBRE FORMIGAS



Existem mais de 10 000 espécies de formigas. As formigas estão distribuídas por todas as regiões do planeta, com exceção dos polos. Assim como a sociedade das abelhas, a das formigas é organizada por tarefas: a de obreira, de soldado, de operário e de rainha.

A reprodução fica à cargo da rainha, que vive dentro do formigueiro e é maior do que todas as demais formigas.

Os machos morrem após se acasalarem com a rainha.

As operárias são todas fêmeas e tem os cuidados com a rainha entre as suas tarefas.

Uma operária vive sete anos e uma rainha, em média, 14 anos.

A maior formiga do mundo é a africana, com 5 centímetros. Entre as espécies pré-históricas, existiu uma com 6,5 centímetros.

Cientistas calculam em 10 000 000 000 000 000 o número de formigas na Terra.

Uma colônia de formigas (ou formigueiro) pode ter até 100 000 membros.

O Brasil é um dos países com maior número de espécies de formiga: 2 000.

Uma das espécies que convivem com o homem é a formiga fantasma. Ela vive em residências, normalmente em buracos nas paredes, atrás de azulejos e em rodapés.

Outra espécie comum em nosso meio é a formiga carpinteira. As operárias apresentam diversos tamanhos. A formiga carpinteira vive em árvores, telhados, portas e janelas, daí o seu nome.

Outra formiga bastante conhecida dos brasileiros é a saúva. Elas cortam pedaços de folhas e levam-nas para o formigueiro, onde esperam que cultivem um determinado tipo de fungo que lhe serve de alimento.

A içá (também conhecida como tanajura) é bastante consumida no interior de São Paulo e de outros estados, normalmente torradas e servidas com farinha de mandioca.

Em algumas cidades, o povo usa uma infusão de saúva com cachaça para tratar reumatismos.

As formigas se comunicam com as outras através de feromônios. Ao encontrar um alimento, a formiga deixa um rastro dessa substância até o formigueiro, indicando às companheiras onde ele está.

As curiosas formigas-pote-de-mel abrigam alimento no seu abdômen, que serve de refeição para as demais formigas do grupo.

A formiga mais perigosa do mundo é a formiga de fogo. Sua picada pode causar fortes reações alérgicas na pessoa, podendo levá-la à morte.

Graças ao seu tamanho e à estrutura do seu corpo, uma formiga pode cair de qualquer altura sem se machucar.

Em média, um tamanduá come de 458 a 938 formigas por dia.

Formigas são capazes de escravizar as formigas de outros formigueiros. Elas roubam as larvas do formigueiro e forçam os filhotes a fazerem trabalhos forçados.

Os formigueiros de algumas espécies podem ter túneis de até 12 metros de profundidade.

A maior colônia de formigas do mundo mede 6 mil quilômetros de extensão, se divide em milhões de formigueiros e ocupa o litoral de quase 10 países europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário